Zona Vulnerável a Nitratos de origem agrícola

05.11.2015

​A Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT) encontra-se a promover as ações de divulgação subordinadas ao Tema "Programa de ação e práticas a adotar nas explorações agrícolas e pecuárias integradas total ou parcialmente em zona vulnerável a Nitratos de origem agrícola".

​As próximas sessões encontram-se agendadas conforme cartaz abaixo.

É do conhecimento geral que a adubação Azotada promove a melhoria da produtividade. No entanto, embora este conceito seja unanimemente reconhecido, também é verdade que níveis elevados deste elemento nas águas são uma ameaça para a saúde humana e equilíbrio ambiental. Esta realidade contribui negativamente para a qualidade de um recurso cada vez mais frágil e escasso que é a água.

Considerando que os princípios ambientais e produtivos devem ser assumidos por todos e por cada um dos cidadãos, evidenciamos a importância da divulgação destes eventos agendados,  através do apoio das autarquias, em particular, das Juntas de Freguesia.

A informação necessária a divulgar aos agricultores está expressa no Website da DRAPLVT: http://www.draplvt.mamaot.pt/Ordenamento/Ambiente/Zona-Vulneravel-Nitratos/Pages/Zona-Vulneravel-a-Nitratos.aspx, onde é apresentado um Caderno de Campo, uma Ficha para elaboração do Plano e Registo de Fertilização e uma Folha de Cálculo para apoio ao preenchimento da mesma.

Caso necessite de mais qualquer informação ou mesmo ajuda no preenchimento da Ficha de Registo de Fertilização, não hesite em contactar-nos.

Contactos preferenciais da DRAPLVT: Helena.Jorge@draplvt.mamaot.pt; Vasco.Costa@draplvt.mamaot.pt


Cartaz divulgacao ZV_2015_setubal_final_1.jpg